Enquanto a reivindicação de muitas noivas não é ouvida e não se aprova a “licença pré-casamento”, as futuras esposas precisam de muito jogo de cintura para conseguir conciliar o dia-a-dia “normal” das mulheres de vinte e poucos anos à maratona que antecede a grande festa.
Por sorte, além dos direitos e cargas de trabalho iguais para homens e mulheres, o mundo moderno trouxe a internet! Na web, as noivas podem fazer a triagem inicial dos serviços e produtos que precisarão para o casamento, além de encontrar uma série de dicas de profissionais especializados e de outras mulheres na mesma situação.
Juliana Cerqueira*, casada há cinco anos, relembra que, para planejar seu casamento, viu praticamente tudo pela internet, durante o expediente. “Não fechei nada online, mas o primeiro contato sempre rolava pela rede mesmo”, conta. Segundo ela, a busca virtual ajudou a encaminhar as decisões de itens como espaço para a festa, doces, bem-casados e salão de beleza.
Para quem está já está na fase de cotações e orçamentos, alguns sites dedicados ao tema funcionam como guias de fornecedores, concentrando indicações de profissionais ou estabelecimentos que oferecem serviços para casamentos.
Alguns exemplos de páginas desse tipo são o Noiva Net e o Noivas Online. Além de ajudarem a encontrar a melhor relação custo-benefício, esses sites podem servir como “check lists”, evitando que os noivos esqueçam de detalhes poderiam passar despercebidos.
Já os que ainda estão começando a pensar no assunto têm uma boa ajuda em blogs criados por noivas, que contam as experiências, os problemas, as descobertas e todas as emoções do dia-a-dia pré-casamento. O Noivas Neuróticas, o Planejando meu casamento e o Colar de pérolas são endereços imperdíveis, com muita informação e, principalmente, muitas dicas sobre os preparativos para o grande dia.
Noivos e convidados são unânimes na utilidade da internet na hora dos presentes. Oferecidas por praticamente todas as lojas de utilidades domésticas, enfeites e eletrônicos, as listas online são usadas pela grande maioria dos noivos atualmente – o que facilita a vida deles mesmos e também dos convidados, que podem escolher e até comprar os presentes sem sair de casa (ou durante o expediente!).
*O nome foi trocado para proteger a privacidade da entrevistada
Nenhum comentário:
Postar um comentário