O fundador do Facebook Mark Zuckerberg afirmou recentemente que o mundo mudou, se tornou mais público e menos privado, e que o controverso novo padrão refletiu em como o site funcionaria caso ele o tivesse criado hoje. Nem todos concordam com suas ações e justificativas.
A sociedade se tornou menos privada ou o Facebook que está forçando as pessoas para esta direção? Será a privacidade online apenas uma ilusão? Abaixo estão alguns questionamentos, baseados nas reações pro-privacidade de muitas pessoas na web às declarações de Zuckerberg. Embora haja muito a ser dito sobre para as análises de dados públicos, acreditamos que o Facebook está cometendo um grande erro afastando-se das suas origens com base na privacidade dos dados do usuário.
No começo do Facebook, e na grande maioria de sua existência, o seu principal diferencial era que seus dados só eram visíveis para os usuários que você aprovava. Em meados de Dezembro, os usuários do Facebook já não podiam esconder do restante da web algumas informações incluindo sua foto do perfil, lista de amigos e interesses. Atualizações de texto, fotos e vídeos do site sempre foram privadas por padrão (apenas vistas pelos amigos), mas se você não modificou suas configurações de privacidade antes do mês passado, então o Facebook sugeriu para que tornasse essas informações públicas, para visualização de qualquer pessoa. Isto virou o novo padrão do site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário