Volkswagen L1: arredondando para baixo, ele promete '100 quilômetros por litro de diesel'
Os alemães da Volkswagen estão em Frankfurt dizendo que construíram um carro a diesel que será o “mais econômico e eficiente do mundo”. Se isso não faz muito sentido para você, leitor, explico melhor.
De nome L1 - que seria uma referência a “um litro” - o protótipo, segundo a Volks, é capaz de rodar 100 quilômetros a cada 1,38 litros de diesel, em alto desempenho. E, além disso, vem com um motor elétrico de 10 kW, que promete uma velocidade máxima de 160 km/h.
São, portanto, dois modos de direção no conceito: a ‘esportiva-diesel’ (capaz de atingir os 270 km/h) e a ‘ecológica-elétrica’. Ambas com somatória baixíssima de emissões de carbono, de acordo com a montadora – apenas 36 gramas por quilômetro, no total.
A carroceria desta máquina, um tanto exótica com suas rodas traseiras ocultas, é feita de fibra de carbono e plástico, o que resulta em magricelos 380 quilos. É também mais um carro enxuto que substitui os retrovisores externos por câmeras; as imagens são transmitidas numa tela OLED inserida num painel de última geração.
No interior, há um computador de bordo e sistema de navegação/ entretenimento com sensores sensíveis ao toque. Fazem parte do pacote GPS, som e vídeo, todos regidos por uma nova experiência de comandos da VW.
Está tudo perfeito no papel. A Volks diz que ele chegará ao mercado em 2013 e poderá ser produzido em massa, pois usa peças de outros carros, como os novos Golf BlueMotion e Passat BlueMotion.
Agora só resta torcer por mais nenhuma crise financeira abalar os planos.
A traseira do L1: futurista demais para 2013?
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