31 de jul. de 2009

O que pensam os usuários do orkut?



O Google apresentou hoje uma pesquisa feita com 1000 entrevistados para descobrir mais sobre a relação entre as pessoas e o orkut. Há vários detalhes interessantes para analisarmos.

Duas observações a fazer antes de qualquer conclusão. O universo da pesquisa pode ser pequeno para generalizações, mas dá uma ideia importante do cenário nacional por ter seguido características demográficas. A segunda é que o Twitter não apareceu em nenhum momento. De duas, uma: ou ele não foi considerado uma rede social ou sua representatividade foi baixa demais.

Agora voltamos aos detalhes interessantes. O primeiro deles é o quanto as pessoas conhecem sobre as redes sociais. A primeira coisa que me saltou aos olhos foi o percentual alto de gente que desconhece o LinkedIn: 70%. Eu imaginava que fosse menos. Na mesma pergunta, 27% afirmaram não conhecer o Facebook. Entre os que conhecem, mas nunca usaram estão: 41% Facebook, 40% Sonico, 39% Fotolog, 39% MySpace e 38% Flickr.

Entre os mais usados, o orkut ganha de longe, com 95%, tendo YouTube (83%), MySpace (28%), Sonico (25%), Hi5 (19%) e Facebook (17%) atrás. Conclusão: domínio pleno do orkut no país e algum espaço para outras redes, que brigam pelo mesmo espaço.

Segundo detalhe interessante: descobrir que a maior parte dos pesquisados não se importa de participar de comunidades patrocinadas por marcas ou de usar aplicativos pagos pelas empresas: 20% disseram que definitivamente sim e 61% afirmaram que provavelmente participariam de comunidades patrocinadas, somando 81% favoráveis. Nos aplicativos, números parecidos: 17% definitivamente sim e 59% provavelmente sim (76% favoráveis). É, sem dúvida, um estímulo para as empresas.

Outro dado importante da pesquisa é sobre o que as pessoas gostariam de ver em anúncios. Lideram a lista: Tecnologia (65%), Mídia e Entretenimento (61%), Viagens (59%), Empregos (59%) e Telecomunicação (59%). Mais de dois terços deles (71%) gostariam que os anúncios tivessem cupons de desconto para lojas online.

Mais dados sobre a pesquisa no Plantão INFO.

Um comentário:

  1. Muito interessante essa pesquisa.
    Mais ainda é as pessoas conhecerem o Linkedin, realmente inesperado.
    O Twitter ainda está engatinhando.

    Marco Damaceno

    ResponderExcluir

Visitas recentes